- Totalmente personalizável
- Plataforma repleta de recursos
- Nenhuma habilidade técnica necessária


- Temas personalizáveis
- Ferramentas de marketing integradas
- Suporte premium 24/7


- Templates de sites responsivos
- Ferramentas analíticas e de SEO
- Suporte por telefone e e-mail


- Suporte 24/7
- Mais de 150 templates
- Imagens isentas de royalties


- Hospedagem grátis
- Centenas de templates
- Elementos do site personalizáveis


- Biblioteca de imagens grátis
- Ferramentas de SEO integradas
- Suporte 24/7 por chat
Como escolher um criador de sites
Criar um site é, atualmente, muito mais fácil e barato do que no passado, graças à grande variedade de criadores disponíveis. Aqui, acima, você encontra uma lista de criadores de sites do tipo “faça você mesmo” com destaque aos recursos que cada um deles oferece.
Ao escolher um criador de sites, você deve primeiro considerar que tipo de site deseja criar e quais funcionalidades serão necessárias. Abaixo, apresentamos uma lista dos principais fatores a serem considerados ao escolher o criador de sites ideal para você ou seu negócio.
Analise os recursos do software
Existem muitos criadores de site excelentes, mas a melhor opção será aquela que oferece os recursos mais relevantes para você. Por exemplo, o Wix e o Squarespace são ótimos para usuários que desejam praticidade. O Wix e o Web.com disponibilizam imagens de banco de imagens e ferramentas de edição de fotos. Já o Squarespace e o Shopify contam com soluções profissionais de carrinho de compras.
Se você está apenas procurando por uma plataforma de hospedagem de qualidade compatível com WordPress ou outro CMS, o iPage e o FatCow são boas alternativas.
Ótimos sites dispõem de ótimos templates
O template escolhido será a espinha dorsal do seu site. Ele abrange aspectos de layout, incluindo menus, cores e elementos de background, além de alinhamento de imagens e textos. Um bom criador de sites oferece centenas de templates para sua escolha, mas não se esqueça de que a qualidade desses templates é fundamental. Por exemplo, o Wix e a Network Solutions oferecem menos templates gratuitos do que alguns de seus concorrentes, mas são deles os mais bonitos que você encontrará. O Squarespace é outra ótima opção para templates de qualidade.
Pagar ou não pagar?
Você deve escolher uma plataforma gratuita, como o WordPress, ou uma paga, como o Squarespace? Isso depende de quanto controle você quer sobre o seu site e de como quer que ele seja configurado:
- Criadores de sites gratuitos são excelentes em termos de custo, mas eles normalmente não permitem que você conecte o seu domínio. Além disso, anúncios da empresa serão exibidos em todas as páginas.
- Criadores pagos são definitivamente um investimento, mas você recebe mais armazenamento, largura de banda e ferramentas. Além disso, pode usar seu próprio domínio e evitar a exibição de anúncios.
Aqui estão alguns fatores adicionais a serem considerados ao se decidir entre criadores de sites gratuitos e pagos.
A marca também é importante
Sabemos que a confiança é um aspecto importante da escolha de um criador de sites. Todos os apresentados e comparados nesta página são líderes de setor, e alguns deles estão no mercado há mais de duas décadas. O Web.com existe desde 1995, o GoDaddy, desde 1997, e a Network Solutions está em operação desde 1979.
Essas empresas também receberam diversos prêmios do setor. Por exemplo, o BigCommerce recebeu dois prêmios Stevie de Melhor Negócio. O GoDaddy também recebeu três prêmios Stevie por suas vendas e atendimento ao cliente, e foi reconhecido como uma das empresas mais admiradas do Arizona (EUA) por dois anos consecutivos.
Os elogios do setor são outro grande indicador do valor de uma marca. Veja o Squarespace, por exemplo, que conquistou inúmeros prêmios Webby ao longo dos anos em diversos quesitos, desde Recursos e Design a Serviços, Apps e Práticas Recomendadas.
Procurando serviços de design?
Esses criadores de sites oferecem designs incríveis prontos para serem usados. No entanto, talvez você queira algo mais personalizado. Se você preferir contratar um profissional para desenvolver um site maravilhoso, suas melhores opções são o Wix, o Web.com e a Network Solutions. Todas essas plataformas oferecem serviços de webdesign DIFM (Do It for Me - Faça por Mim) a preços competitivos. Depois que seu site for criado, você ainda poderá usar o sistema de gestão de conteúdo para atualizá-lo.
Se o seu site tiver uma vitrine, o BigCommerce é uma excelente opção. A plataforma pode conectar você a um de seus parceiros selecionados de design. O melhor de tudo é que existem centenas de parceiros, o que lhe permite comparar preços e portfólios até encontrar aquele ideal para você.
Não se esqueça do Google
Para que visitantes, leitores, clientes ou seguidores em potencial possam encontrá-lo, você precisa de um site otimizado para mecanismos de busca. SEO (sigla em inglês para "search engine optimization", ou seja, “otimização para mecanismos de busca”) refere-se a todas as técnicas e práticas recomendadas que permitem que um site seja exibido em posição de destaque nos resultados das pesquisas.
Para conferir se um criador de site é focado em SEO, procure recursos como:
- Edição de tags de título, meta descrições e alt text das imagens
- Sitemaps XML e HTML automatizados
- URLs fáceis de pesquisar (como “meusite.com/ultimas-noticias”, e não “meusite.com/349596”)
- Ferramentas de palavras-chave e de conversão
O Wix e o Web.com são dois dos melhores criadores de sites em termos de SEO. Ambos oferecem todos os recursos mencionados acima, e o Web.com até mesmo emprega especialistas em SEO que podem otimizar o seu site (mediante o pagamento de taxas adicionais).
Há também os pacotes de hospedagem e domínio
A hospedagem de seu site é como um imóvel, mas em vez de pagar por 100 m² de terreno e uma construção, você paga por gigabytes de armazenamento e largura de banda suficientes para que seu site funcione sem problemas. Todos os criadores apresentados nesta página oferecem serviços de hospedagem para o seu site, e a maioria deles permite que você conecte seu próprio domínio por um preço relativamente baixo. O Squarespace é um dos poucos provedores de hospedagem que oferecem um domínio grátis quando você assina um contrato anual.
O Web.com tem planos de hospedagem com armazenamento e largura de banda ilimitados, uma grande vantagem para qualquer proprietário de site. O BigCommerce também oferece essas vantagens, mas caso sua loja virtual conte com milhares de produtos e clientes, pode ser necessário fazer upgrade para um plano mais robusto.
As vantagens de usar um criador de sites
O custo médio de um site criado por um designer pode variar entre mil e oito mil dólares. Além disso, ele pode cobrar por cada alteração solicitada. Você também precisará esperar pelas mudanças solicitadas. E, no final, há o risco de você acabar recebendo um site com o qual não está realmente satisfeito, por não se sentir à vontade para pedir mais mudanças.
Usar um criador de sites é uma solução muito mais barata. Os melhores oferecem diversas opções e garantem a você total autonomia sobre o seu projeto. Com o Wix, por exemplo, você pode escolher entre mais de 500 templates em 70 categorias, além de experimentar fontes, esquemas de cores, slideshows, galerias e backgrounds de vídeo. Há também o incrível Wix App Market, no qual os usuários Wix encontram facilmente mais de 300 aplicativos para integrar em seus sites.
Com um criador de sites, você controla tudo, desde o posicionamento do botão de CTA (call to action) até a fonte de sua página inicial.
O que considerar ao escolher uma plataforma de criação de sites
O criador de sites ideal é aquele que melhor se adapta às suas necessidades. Faça a si mesmo as seguintes perguntas sobre o seu novo site:
- Que tipo de site será?
- Quais os principais recursos necessários?
- Haverá uma loja online? Nesse caso, qual seu tamanho? Alguns criadores de sites têm planos de e-commerce que limitam o número de itens que você pode vender por mês.
- Qual é o tipo do negócio?
Fácil de usar
A característica mais importante de um criador de sites é sua usabilidade. Experimente a interface do usuário dos 6 melhores criadores listados acima. Isso lhe dará uma ideia de qual é o mais intuitivo e fácil de usar. Se você tiver algum conhecimento de codificação, verifique se os criadores de sites fornecem também acesso ao código CSS.
E-commerce
Esperamos que o seu negócio cresça. Nesse caso, você terá de avaliar se precisa de um criador de sites que possa processar mais reservas online, vendas ou consultas de vendas. Da mesma forma, verifique se, caso você decida transferir seu site para outro provedor de hospedagem futuramente, poderá fazê-lo facilmente.
Templates
Você também deve verificar os templates disponíveis. Verifique se eles não são apenas variações sutis do mesmo modelo. Você precisará de um template para a categoria específica de seu negócio e, portanto, um criador com centenas de templates de blog, mas nenhum para restaurantes, não ajudará muito se você estiver buscando promover o seu.
Recursos
Os melhores criadores de sites oferecem uma série de recursos extras para tornar a criação do seu site mais fácil e eficiente. Aqui estão alguns recursos a serem verificados:
- Guias de configuração para orientá-lo durante o processo
- Interface intuitiva de arrastar-e-soltar
- Ferramentas de SEO, como edição de metatags
- Ferramentas de marketing, incluindo campanhas de e-mail
- Relatórios analíticos integrados para rastrear dados demográficos, localização, interesses, e muito mais, dos visitantes
- Ferramentas de e-commerce, como opções de processador de pagamento, ferramentas de rastreamento de estoque, descrições de produtos etc.
- Botões integrados de redes sociais para conectar seus canais ao novo site
- Sites otimizados para dispositivos móveis, com atualização simultânea de todas as versões
- Ferramentas de edição mobile para possibilitar a atualização a partir do celular
Velocidade do site e suporte técnico
A velocidade de carregamento do site também é importante – afinal, você não quer perder visitantes simplesmente porque seu site leva muito tempo para carregar. O suporte técnico 24/7 é fundamental se você estiver criando um site sozinho e precisar de ajuda quando tiver problemas, inclusive quando isso acontecer no meio da noite. Além disso, embora o preço não deva ser o principal parâmetro usado para avaliar um bom criador de sites, você não vai querer pagar muito por um criador de sites medíocre. Assim, compare os preços também.
Criadores de sites gratuitos valem a pena?
Se você deseja criar um site básico sem e-commerce, um criador de sites gratuito é uma maneira interessante de começar. Lembre-se de que os planos gratuitos oferecem menos armazenamento, tempo de carregamento mais lento, e poucas ferramentas de SEO e marketing. No entanto, caso você precise de recursos de e-commerce, muito espaço de armazenamento (para imagens de alta resolução, vídeos etc.), suporte extra ao cliente e/ou muitas páginas da web, é improvável que os criadores de sites gratuitos sejam suficientes para você.
Dito isso, os criadores de sites gratuitos são ideais para um teste inicial e para contar com uma plataforma pronta para ser compartilhada com contatos e seguidores das redes sociais. E se você decidir que está pronto para implementar mais recursos, muitas empresas oferecem upgrades fáceis e econômicos. Com o Wix, por exemplo, você pode escolher entre 4 upgrades premium que fornecem quantidades crescentes de largura de banda, armazenamento e acesso a ferramentas de análise e marketing, permitindo que você redimensione os recursos para atender às necessidades de seu site.